Morre a vocalista do Roxette, aos 61 anos vítima de câncer

Marie Fredriksson, líder do Roxette (Foto: Getty Images)

 

A cantora Marie Fredriksson, vocalista icônica do Roxette, morreu nesta segunda-feira (9), aos 61 anos. A estrela pop sueca, cujo hit mais memorável foi It Must Have Been Love, lutava há 17 anos contra um câncer no cérebro.

Segundo o jornal sueco The Express a família de Marie informou o falecimento da cantora por meio de uma nota oficial:

“O marido de Marie Fredriksson, Mikael Bolyos, e seus dois filhos, [Inez Josefin e Oscar, de 26 e 23 anos] lamentam sua morte. É com muita tristeza que temos que anunciar que uma das nossas maiores e mais queridas artistas se foi. Marie Fredriksson morreu na manhã de 9 de dezembro vítima de sua doença”, anunciou. 

A família ainda acrescentou que a cantora será enterrada em silêncio, apenas com a família mais próxima presente. 

Em 2002, Marie entrou em colapso e sofreu uma convulsão enquanto fazia jogging com o marido e um tumor cerebral foi mais tarde detectado. Ela chegou a fazer uma cirurgia para retirar o nódulo, posteriomente fez alguns meses de quiomioterapia e radiação.

Per Gessie, sua dupla na banda, fez um post emocionante no Twitter lamentando a morte da parceira e trocou sua a foto da rede social para homenagea-la:

“O tempo passa tão rapidamente. Não faz muito tempo que passamos dias e noites em meu pequeno apartamento compartilhando sonhos impossíveis. E que sonho acabamos compartilhando! Tenho a honra de conhecer seu talento e generosidade. Todo o meu amor vai para você e sua família. As coisas nunca serão as mesmas”, escreveu ele.

 

Saindo de cena

Ao ser diagnosticada com a doença no começo dos anos 2000, a cantora se afastou dos palcos e se dedicou apenas a alguns shows específicos, como o casamento das princesas suecas Victoria, em 2010, e Madeleine, em 2013.

Mais tarde, em 2016, se reuniu com Gessie para uma turnê com o Roxette, mas teve de desistir devido ao problema de saúde.

Em 1984, Marie começou sua carreira solo com o disco Het Vind e, dois anos depois, se uniu ao companheiro para formar o Roxette. A dupla alcançou o sucesso mundial entre o o fim dos anos 1980 até meados da década de 1990, período em que tiveram dezenove singles no top 40 do UK Singles Chart e quatro singles em primeiro lugar das paradas nos Estados Unidos: The Look, Listen to Your Heart, It Must Have Been Love e Joyride.

O Roxette já se apresentou quatro vezes no Brasil,  em 1992, 1995, 1999 e, mais recentemente, em 2011, quando fizeram uma pequena turnê pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Veja alguns dos clipes mais icônicos da banda:

 

  

marie fredriksson, do Roxette (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Marie Fredriksson e Per Gessle (Foto: Getty Images)

 

Marie Fredriksson e Per Gessle (Foto: Getty Images)