Nem sozinha, nem com alguém, as mulheres dormem melhor com cachorros

Mulheres dormem melhor com cachorros, aponta pesquisa (Foto: Getty Images)

 

Quer descansar e dormir como não fez antes? Se você tem cachorro, leve ele para cama junto com você e se não tem… bom acho que agora você precisa de um. Um recente estudo da Universidade de Buffalo em Nova Iorque revelou que as mulheres dormem melhor quando estão ao lado de um cão mais do que quando estão ao lado de outra pessoa.

A pesquisa, comendada pela doutora Christy L. Hoffman estudou 962 mulheres que vivem nos Estados Unidos. Dentre elas, 55% afirmaram que compartilham sua cama com seu cachorro ou gato e 55% também contaram que dormem com outro ser humano. As participantes do estudo preencheram um questionário sobre a qualidade so sono e a segurança que sentiam ao estar ao lado do seu pet, e também como seus companheiros ou companheiras afetavam seus descanso a noite.

Depois de analizar os resultados, Hoffman e sua equipe descobriram que as pessoas e os gatos interrompiam com mais frequência o sono das mulheres, enquanto os cachorros apenas despertavam suas donas e as faziam, de fato, dormirem muito melhor. E por quê? Os pesquisadoram sugerem que as pessoas que têm cães tendem a ter melhores hábitos noturnos e uma rotina de sono mais favorável – geralmente vão pra cama cedo e levantam antes para passear com seu pet.

“As donas de cachorros têm que adaptar seus horários e ritmos de seus pets, principalmente pela manhã, quando eles precisam sair para fazer suas necessidades”, afirma Hoffman. “Isto faz com que os cachorros obriguem de forma discreta que suas donas tenham uma hora fixa para despertar. Além disso, as horas de sono dos cães coincidem bastante com a dos humanos”, explica.

Este não é o único estudo vinculado aos cachorros e um melhor descanso durante a noite. Há alguns anos, outro estudo do Centro do Sono e da Clínica Maio em Arizona, nos EUA, realizou uma pesquisa com 150 pacientes, destes 74 tem cachorros. 56% dos donos permitem que os mascotes durmam com eles e destes 41% revelaram que não era prejudicial dormir com seu cão e que os ajudavam a descansar melhor.

“Os profissionais de saúde que trabalham com pacientes com problemas de sono deveruam perguntar sobre o ambiente na hora de dormir em casa e a presença de animais domésticos, para ajudar a encontrar soluções e otimizar o sono”, explica Lois Krahn, líder do estudo. E você, tem cachorro? Durme com ele à noite? Talvez deveria…

Via Marie Claire Espanha